segunda-feira, junho 02, 2008

Adeus ao Príncipe da Alta Costura.



Yves Saint Laurent o gênio da moda que deu poder às mulheres morre aos 71 anos em Paris , na noite deste domingo 01 de junho de 2008,no seu apartamento em Paris após doença prolongada. Ícone da Alta- costura, Yves Saint Laurent revoluciona a moda e impõem-se como um dos mais reputados estilistas do mundo.

Notícia foi confirmada pela Fundação Pierre-Bergé-Saint Laurent.Um dos maiores nomes da alta-costura, ele havia se aposentado em 2002.

Estilista criou vestuário contemporâneo, com peças de corte masculino e emancipador.Com mais de quarenta anos de carreira, 'príncipe da moda' morreu neste domingo.

Este príncipe da moda, cuja arte repousava em sua audácia, deu adeus à alta-costura em 2002, depois de 40 anos de criação pujante porque "já não se reconhecia nessa profissão".

O homem dos óculos de armação grossa ficará nos anais da história da moda como um dos grandes estilistas do século XX e como um libertador que deu poder às mulheres, que ousou vesti-la com trajes masculinos.
No sacrossanto altar da moda francesa, esse gênio alcançou maestria própria, junto com outros do porte de Paul Poiret, Christian Dior ou Coco Chanel.

Dedicado às mulheres

O estilista, que nasceu como Yves-Mathieu Saint-Laurent em 1º de agosto de 1936 em Oran (Argélia), dedicou 40 anos de sua agitada vida a embelezar as mulheres vestindo-as com peças que lhes deram confiança a si mesma e muito brilho.
Aquele que seria chamado de o "Príncipe da moda", o perfeccionista, o criador de um estilo, chegou com 17 anos a Paris com os esboços de seus desenhos e um talento transbordante.
Um ano depois virou herdeiro de Christian Dior e simplificou seu nome, passando a se chamar Yves Saint Laurent, com o qual triunfou a partir de 1957, primeiro como diretor artístico da casa Dior, depois da morte de seu fundador, e mais tarde com sua própria Maison.
Seu primeiro desfile, em 30 de janeiro de 1958, fascinou os clientes e a imprensa, que caíram aos pés daquele jovem míope e tímido e de suas criações. Sua coleção "Trapézio", em ruptura com as cinturas de vespa, o catapultou ao sucesso.

Depressão

A partir de 1960 Yves Saint Laurent passou a sofrer muitas crises de depressão. Nessa época, a Maison Dior decidiu substituí-lo por outro jovem, Marc Bohan.
Saint Laurent resolveu, então, lançar-se em vôo solitário, com a ajuda de seu amigo Pierre Bergé. Juntos, o criador e administrador construíram um império do luxo, que abrangeu da alta-costura e do prêt-à-porter aos perfumes.
Ficou conhecido então como o estilista que proporcionou uma nova liberdade às mulheres através de suas criações, especialmente o terninho com calça comprida e o famoso "Le Smoking", apresentado pela primeira vez em 1966.
No início, depurou as peças do supérfluo e se refugiou no negro até que, um dia, viajou a Marrakesh, de cujo colorido se embriagou até dominar os jogos de cores. Em algumas de suas coleções, chegou a prestar homenagem a pintores de renome universal como Mondrian (1965), Picasso (1979), Matisse (1981) e Van Gogh (1988).

"Se Chanel libertou as mulheres, Saint Laurent lhes deu poder com peças masculinas", afirmou Pierre Bergé.
Peças indispensáveis no guarda-roupa feminino, como jaquetão, o smoking e o terninho com calça comprida, acrescido de blusas transparentes.

Polêmicas

Em 1971, sua coleção inspirada nos anos 40 foi um escândalo. A referência aos sombrios anos da guerra e da ocupação foi criticada por uma conhecida cronista americana. No entanto, o público gostou e acabou virando um de seus maiores êxitos comercial.
Nesse mesmo ano posou nu nos anúncios de seu perfume "Homme". Seis anos depois, lançou "Opium", outro escândalo, outro triunfo.

Mas o mestre, que se autodefinia como "um provedor de sonhos e de beleza", vivia no desassossego, afastado do mundo. "Ele nasceu com uma depressão nervosa e congênita", comentou Bergé em uma ocasião.

Adeus à moda

Yves Saint Laurent se despediu do glamoroso mundo da moda em 7 de janeiro passado com uma coletiva de imprensa, a única de sua carreira.
Disse então adeus à alta-costura com o orgulho de ter "sempre colocado acima de tudo o respeito em relação a esta profissão que não é de todo uma arte, mas necessita de um artista para existir".
Em sua mensagem de despedida, declarou sem puder que havia "conhecido o medo e a terrível solidão. Os falsos amigos que são os tranqüilizantes e os entorpecentes. A prisão da depressão e das casas de repouso".
Confessou que, como Marcel Proust, pertencia à "magnífica e lamentável família dos nervosos (que) é o sal da terra". Também se orgulhava de ter "participado na criação de (sua) época".
Yves Saint Laurent colocou sua arte à serviço do teatro, criando figurinos e cenários. E vestiu, como não podia ser de outra forma, estrelas como Catherine Deneuve, Zizi Jeanmaire e Claudia Cardinale.
.“Participei na transformação da minha época com roupas, muito menos importante que a música, arquitetura ou a pintura, mas seja lá como for, eu fiz!” disse Yves Saint Laurent que marca a história da moda como o homem que deu o poder às mulheres quando apresenta as revolucionárias coleções onde funde o masculino com o feminino.
Saint Laurent foi o gênio dos gênios daquela geração, mesclava as cores como ninguém e conseguiu transformar a mini-saia, antes vulgar, em uma peça muito chique.
Saint Laurent foi o primeiro a fazer da alta-costura uma arte"
Por seu gênio criativo, sua personalidade elegante e refinada, discreta e distinta, Yves Saint Laurent marcou com seu selo a metade de um século de criação, tanto no mundo do luxo, como no do prêt-à-porter, pois estava convencido de que a beleza é um luxo necessário para todos os homens e todas as mulheres”.
Yves Saint Laurent seguia com muita atenção a evolução da sociedade e da condição da mulher moderna",

É o fim de uma era da alta-costura.”



Principais datas:
1936: 1. de Agosto, nasce em Oran (Argélia), onde passa sua juventude até obter o bacharelado.
1953-54: chega a Paris, onde mostra seus desenhos ao diretor da revista Vogue, Michel de Brunhoff. De Brunhoff apresenta Yves Saint-Laurent a Christian Dior, que o contrata.
1957: Yves Saint Laurent é colocado à frente da direção artística da Dior, depois da morte repentina do estilista mestre, em 24 de Outubro de 1957.1958: apresenta sua primeira coleção, «Trapézio», que põe fim a anos da ditadura da cintura de vespa, um êxito total.1961: cria a «Maison» Yves Saint Laurent, associa-se a Pierre Bergé.
1962: 29 de Janeiro, primeiro desfile da «Maison» Yves Saint Laurent.
1971: coleção de 1971, chamada "40", um escândalo.
YSL posa nu para um anúncio de seu perfume para homens.
1974: a «Maison» instala-se no número 5 da Avenida Marceau.
1977: lançamento do perfume Opium, um de seus maiores sucessos.
1985: O presidente francês François Mitterrand lhe concede a insígnia de cavaleiro da Legião de Honra.
1993: em Janeiro o grupo industrial francês Elf-Sanofi assume o controlo da empresa.
1998: Yves Saint Laurent celebra seus 40 anos de carreira. No estádio de França 300 modelos desfilam na grama do estádio antes da final da Copa do Mundo disputada entre França e Brasil.
2002 : a «Maison» de alta-costura Yves Saint Laurent celebra seus 40 anos a 22 de Janeiro, e despede-se do mundo da alta costura.

Nenhum comentário: