"A moda desaparece, o estilo é eterno"
Adieu, Monsieur Saint Laurent...
Adieu, Monsieur Saint Laurent...
Sob o céu nublado com alguns pontos claros, Yves Henri Donat Mathieu Saint-Laurent,nasce em 1º de Agosto de 1936,data da esperança.Foi o menino-rei, solitário que desenhava rainhas e princesas e já estava destinado ao trono.O pequeno Yves inventou um branco extraordinário ,ele usara pó de prata em seu guache, o que denotava finura, pesquisa, elegância, recortava vestidos do guarda-roupa da mãe para fazer bonecas.Com 13 anos, Yves diz às irmãs:”Um dia vou ter meu nome em letras incandescentes nos Champs-Elysées”. Yves era maravilhado com a beleza de sua mãe,quando ela dançava em seu vestido de tule, recoberto de pastilhas brancas. Um dia ele daria vida a essa visão poética. Saint Laurent conheceu a glória desde jovem e se tornou famoso como o estilista que proporcionou uma nova liberdade às mulheres. Ele sabia que nasceu não para fazer moda, mas para fazer a moda. E fez "Príncipe da moda", perfeccionista, o criador de um estilo, seu único lamento foi não ter inventado o jeans.
Do preto, ele fez uma cor, mas ele foi também o costureiro da luz, foi o gênio dos gênios daquela geração, mesclava as cores como ninguém, o primeiro a fazer da moda um espetáculo e da alta-costura uma arte fazendo de suas mulheres umas heroínas. Yves acreditava que a moda não era apenas para embelezar as mulheres, mas também para lhes dar confiança, certeza, permitir que elas se assumissem.
Foi o único capaz de ousar dizer, “Digo a mim mesmo que criei o guarda-roupa da mulher contemporânea, participei na transformação da minha época com roupas, muito menos importante que a música, arquitetura ou a pintura, mas seja lá como for eu fiz!” “Eu inventei seu passado, ofereci-lhe seu futuro e isso durará até bem depois de minha morte."
Yves Saint Laurent que marca a história da moda como o homem que deu o poder às mulheres quando apresentou as revolucionárias coleções onde fundia o masculino com o feminino, por seu gênio criativo, sua personalidade elegante e refinada, discreta e distinta, marcou com seu selo a metade de um século de criação, tanto no mundo do luxo, como no do prêt-à-porter, pois estava convencido de que a beleza é um luxo necessário para todos os homens e todas as mulheres, seguiu com muita atenção a evolução da sociedade e da condição da mulher moderna.
"Eu encontrei meu estilo através das mulheres. O que lhe dá vitalidade e força é que eu me apóio no corpo da mulher". YSL
Mas o mestre, que se autodefinia como "um provedor de sonhos e de beleza", vivia no desassossego, afastado do mundo. "Ele nasceu com uma depressão nervosa e congênita"
O homem dos óculos de armação grossa ficará nos anais da história da moda em minha opinião como o maior estilista do século XX , minha grande fonte de inspiração,é o fim de uma era da alta-costura.
Saint-Laurent foi um decorador, inventou incessantemente novos modos de trajar,novos comportamentos,para jogar golfe,para fazer compras de manhã,para ir ao cinema ou ao cabaré,para jantar no botequim ou na embaixada ,para sair por aí,para fazer amor, para ser feliz,estará sempre nos vestidos trapézios, nas transparências, nos trajes inspirados nas artes plásticas, nos ternos e smokings femininos, nas calças de cintura alta para mulheres, nas jaquetas cáquis para safári, nos nus artísticos feitos para propaganda de perfume, no figurino de “A bela da tarde”, nas fragrâncias de seus perfumes ,na criação de doces loucuras, o senhor da roupa que desenhava sensações,que destilava um pouco de veneno em suas coleções,venerou a mulher como santa ou prostituta ,preferia chocar a entediar pela repetição, acreditava que a moda deveria ser uma festa,deveria ajudar as pessoas a brincarem , a mudar, a compensar um pouco o mundo tão terrível ,tão cinzento, tão duro onde estavam condenadas a viver. A mulher Yves Saint Laurent sempre será uma aparição.
Querido, divino e amado Yves vá repousar em um campo onde a musselina flutuara quando você respirar.
Merci, Monsieur Saint Laurent...
Adriana Rodrigues
Estilista
Estilista
Essa matéria foi escrita e publicada em 09/06/2008 no portal http://www.cityportal.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário