quinta-feira, setembro 28, 2006

As listras voltaram no melhor estilo marinheiro


Moda: Tendência náutica

Há quem diga que no mundo nada se cria, tudo se copia. Na moda essa frase é verdadeira, mas devemos admitir que as cópias são repaginadas e – invariavelmente – vêm melhoradas.
Um exemplo disso é a volta triunfal do estilo náutico (navy).
Reinventado milhares de vezes por estilistas de diferentes gerações, essa tendência está mais sóbria e elegante – ninguém vai parecer o marinheiro Popeye!
O look vai agradar de tradicionais a modernos.
Listras horizontais e verticais, em tamanhos mini e máxi, variados formatos e cores são o apelo dos estilistas para fisgar as mulheres no verão 2007.
Quem pensa em marinheiros logo imagina roupas azuis e brancas.
A base está correta, mas agora surgem também combinações em preto e branco, marrom e bege, branco e vermelho.
A mistura tricolor, principalmente de azul, branco e vermelho dá o tom da estação.Aposte sem medo na tendência.
Ela apareceu nas coleções de Balenciaga, Burberry, Lagerfeld Gallery, Bottega Veneta.

Toques navy ficam por conta de cordões amarrados no cós, listras, correntes e as cores básicas.
A idéia é estar sempre pronta para um pôr-do-sol à beira mar, num luxo informal e despretensioso.
Vale lembrar que o estilo vai aparecer em casaquetos, vestidos, saias, shorts, bermudas, macaquinhos, tops, biquínis e acessórios.
Para todos os estilos- Macaquinho, salto altos e correntes douradas: a produção é ousada e deve ser vestida por mulheres mais jovens e com o corpo em dia;
Regata marinho, bermuda vermelha e acessórios dourados: superbacana serve para momentos de lazer ou trabalho;
Minivestido branco com sandálias plataforma (se o solado for de corda, melhor ainda). Se estiver frio, um paletó com estrutura militar combina muito bem:
Produção atual e sexy.- Calça, regata e bolsa máxi brancas combinadas com um paletó ou cinto listrado para quebrar a monotonia: lindo e básico para todas as idades.

Não faltam listras em vermelho, preto, azul, amarelo, branco. Às vezes, todas juntas e misturadas. A seqüência chique dispensa as cores e aparece com a dupla pele e preto.
Os acessórios acompanham o espírito geral da coleção: viajam do nem tão básico ao muito chique.

O azul em todos os detalhes; cinto laçado de corda e gola de marinheiro...


Curiosidades
As listras já foram usadas em diversos filmes por pessoas muito bacanas:
Katherine Hepburn em "A mulher do dia" (1942);
Gene Kelly em "Um americano em Paris" (1951);
Elvis Presley em "O prisioneiro do rock" (1957);
Brigitte Bardot em "O desprezo" (1963);
Penélope Cruz em "Sahara" (2005)
As listras também já foram associadas a sentimentos negativos. Lembra-se que todos achavam que era roupa de presidiário? A conotação negativa apareceu na Idade Média e mudou nos dois últimos séculos por causa das bandeiras da França e dos Estados Unidos, que remetem à liberdade.


A referência navy na história da moda teve origem na década de 1840, quando o artista plástico alemão Franz Xaver Winterhalter pintou o jovem príncipe Eduardo com uniforme de marinheiro em branco, segundo informações do livro “Enciclopédia da Moda”, de Georgina O’Hara (Companhia das Letras). Muito usado por meninos na época, o conjunto era composto por calças boca-de-sino, cortadas em forma de sino do joelho até o tornozelo; a gola de marinheiro feito de tecido pesado em duas camadas; lenço no pescoço; e a palheta, um chapéu de palha com a copa chata e a aba aberta. Mais tarde a moda marinheiro foi adaptada para meninas e, depois, para adultos. As calças boca-de-sino foram substituídas pelas knickerbockers (calção folgado, franzido abaixo do joelho e preso com um botão ou fivela), shorts ou saias compridas feitas principalmente de algodão ou sarja.
Durante as décadas de 20 e 40, os conjuntos marinheiros para mulheres viraram moda. O visual era composto por saia pregueada, blusa com gola de marinheiro, palheta e capote de marinheiro - um, sobretudo de abotoamento simples ou duplo, com comprimento até os quadris.
O azul-marinho e o branco eram as cores tradicionais da moda navy, estilo que se tornou famoso pela estilista francesa Coco Chanel.
Em 1920, inspirada nas bocas-de-sino dos marinheiros, ela lançou calças largas para mulheres, chamadas de calças para iatismo.
Dois anos depois, as peças foram seguidas por amplos e bem cortadas pijamas para praia. Seguindo a inspiração da moda marinheira, as bermudas se destacaram entre os anos 30 e 40. De acordo com o livro, nesta época, o arquipélago das Bermudas, balneário popular para férias, não permitia que as mulheres mostrassem as pernas e, desta forma, a peça fez sucesso como traje de verão feminino e masculino.
Outro visual típico do verão é a camisa masculina havaiana. Larga e de cores fortes, ela era estampada com frutas, flores, dançarinas e aves exóticas e foi popularizada nos Estados Unidos na década de 50 por turistas que voltavam do Havaí.
Nesta época, outro traje de verão entrou em cena: a calça capri, que recebeu este nome em homenagem à ilha de Capri, na Itália. Razoavelmente folgada, ela se afunilava até o meio da canela e se tornou um ícone de elegância na época.
Estilo Navy (marinheiro): A tradicional combinação de listras vermelha com branco e azul marinho com branco promete arrasar nesse verão. O estilo marinheiro fará parte das vitrines e editoriais de moda, aparecendo em vestidos, boleros, regatas... Vale a pena investir.

adj.: Marinheiro: “col marin"
Marine adj.: Marinho (cor): “bleu marine"
Marinier s.m. e adj.: Marinheiro: "col marinier"
Marinière s.f.: blusão leve abotoado na frente: "qui s'enfile par la tête et se boutonne jusqu'à la taille"


Nenhum comentário: