sexta-feira, março 17, 2006

"En un lugar de la Mancha"












Dom Quixote de La Mancha
"En un lugar de la Mancha", saiu a cavalgar Don Quixote. sua cavalgada prossegue, montado no Rocinante, lança em punho, na sua louca missão de proteger damas e desfazer injustiças. m todas as línguas vivas, e até nas mortas, como o Latim e o Idiche, as crianças, os adultos e os velhos acompanham suas "salidas". Rocinante nunca se cansou de levar o cavaleiro de triste figura pelas terras da Espanha acompanhado do gordo Sancho Pança no seu burrico. Escritores, filósofos, poetas e pintores debruçaram-se sobre a obra de Miguel de Cervantes de Saavedra e fizeram diferentes e provocantes "leituras". Desenhos e pinturas de Gustavo Doré, Denis Henri Ponchon, Salvador Dalí e o nosso Portinari ilustram as aventuras do El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha.
Dos escritores há que citar a interpretação clássica do filósofo espanhol Miguel de Unamuno com sua Vida de don Quijote y Sancho, de 1931, que é de leitura obrigatória para quem desejar penetrar nas mensagens que a obra cervantina nos oferece. Não vou me deter a resumir as aventuras do Quixote. Todo mundo conhece a sua corrida contra os moinhos de vento que para ele eram terríveis gigantes ou a sua idealização da mulher na figura de Dulcinea del Toboso que não passava de uma serviçal feia e suja. As aventuras do Quixote são relatadas em nada menos de 126 capítulos na edição Aguilar. No Brasil, infelizmente, não conheço uma edição integral do Quixote. A Petrobrás publicou um livro, de leitura interessante, que contém 21 gravuras de Portinari ilustradas com 21 poemas de Carlos Drummond de Andrade. São duas percepções que se reúnem no texto, a do pintor e do poeta, sobre diferentes momentos da obra de Cervantes. Os poemas de Drummond estão no livro As Impurezas do Branco (1973). Transcrevo o poema IV, "Convite à Glória", porque reflete muito bem o Idealismo do Quixote contra o Realismo do Sancho e, quem sabe, poderá estimular os leitores a conhecerem esse texto e a edição integral do Quixote.

O poema é um diálogo entre Quixote e seu escudeiro:


— Juntos na poeira das encruzilhadas conquistaremos a glória.

— E de que me serve?

— Nossos nomes ressoarão nos sinos de bronze da História.

— E de que me serve?

— Jamais alguém, nas cinco partidas do mundo será tão grande.

— E de que me serve?

— As mais inacessíveis princesas se curvarão à nossa passagem.

— E de que me serve?

— Pelo teu valor e pelo teu fervor terás uma ilha de ouro e esmeralda.

— Isto me serve.



Sonho Impossível

J. Darion - M. Leigh - Versão Chico Buarque e Ruy Guerra/1972

Para o musical para O Homem de La Mancha de Ruy Guerra


Sonhar

Mais um sonho impossível

Lutar

Quando é fácil ceder

Vencer o inimigo invencível

Negar quando a regra é vender

Sofrer a tortura implacável

Romper a incabível prisão

Voar num limite improvável

Tocar o inacessível chão

É minha lei, é minha questão

Virar esse mundo

Cravar esse chão

Não me importa saber

Se é terrível demais

Quantas guerras terei que vencer

Por um pouco de paz

E amanhã, se esse chão que eu beijei

For meu leito e perdão

Vou saber que valeu delirar

E morrer de paixão

E assim, seja lá como for

Vai ter fim a infinita aflição

E o mundo vai ver uma flor

Brotar do impossível chão

"O seu nome é Dulcinéia, sua pátria Toboso, um lugar da Mancha; a sua qualidade há de ser, pelo menos, Princesa, pois é Rainha e senhora minha; sua formosura sobre-humana, pois nela se realizam todos os impossíveis e quiméricos tributos de formosura, que os poetas dão às suas damas; seus cabelos são ouro; a sua testa campos elíseos; suas sobrancelhas arcos celestes; seus olhos sóis; suas faces rosas; seus lábios corais; pérolas os seus dentes; alabastro o seu colo; mármore o seu peito; marfim as suas mãos, sua brancura neve; e as partes que à vista humana traz encobertas a honestidade são tais (segundo eu conjeturo) que só a discreta consideração pode encarecê-las, sem poder compará-las."

[Pausa para você dar aquele suspiro e desarrepiar]

Don Quixote....

Beijos à Todos!!!!!

Adry

Nenhum comentário: