sexta-feira, janeiro 13, 2006

“Neste inverno mais do que nunca, a moda é uma questão de estilo”,.















O inverno 2006 será marcado por uma onda retrô.
Requinte e sofisticação são as palavras do momento, em que o veludo cotelê surge como hit dos tecidos, emprestando sua elegância para casacos, calças e saias. Esta é uma das principais novidades.

Tecidos e padronagens, grande parte dos tecidos surge com o efeito amassado. A cartela de cores surpreende pela quantidade de marrons, porém estarão em destaque tons cáquis e o verde-militar. Os rosas continuam, mas chegam renovados nas variações de goiaba e amarelados. O magenta, no entanto, continua forte. Os metálicos serão cores muito importantes, predominando o ouro envelhecido. A volta do cinza e do marinho também merecem destaque. A onda retrô marca o inverno 2006.
O vitoriano é inspirado pelo império napoleônico e será repleto de tecidos requintados como os jacquard, saias rodadas e muito bordados coloridos ou bicolor, no barrado ou localizados na peça.
O folk surge em bota e no veludo, a vedete da estação em variações de liso e cotelê. O estilo coringa do inverno promete ser o militar, que tem como peça-chave a jaqueta, apresentada principalmente com abotoamento duplo. A calça montaria é outra peça que caracteriza essa moda. Muito direcionada à moda jovem, vem inspirado no movimento punk, nos ídolos do rock’n roll e no início da era hippie. As estampas psicodélicas se destacam. Um novo caminho na moda, que há tempos têm favorecido as meninas muito jovens, recorre agora à mulher mais madura. O look dessa tendência é sensual e chique, representado pela saia-lápis, e pela combinação de cores em sapatos e bolsas e o vestido – um ícone da feminilidade. A inspiração está nos anos 40 e 50, representada por peças com formas geométricas, Para a estação, as calças curtas prometem dominar as coleções junto com as calças secas dos anos 80. Elas vêm com botões na lateral da barra, que pode ter também um punho de três a cinco centímetros. Além delas, as calças de montaria apontam para o “desejo de ser inglês”.
· Jeanswear feminino traz as calças ajustadas ao corpo, bolsos frontais na diagonal e com efeitos concentrados nos bolsos traseiros - grandes e mais baixos. Riquezas nos detalhes, com jatos de areia, lavagem, bolsos, botões, nervuras, enrugamentos, costuras, cristais, bordados feitos à máquina, rebites, taxas, efeitos de rasgado, aplicações em diversos tecidos. As barras viradas estarão em alta - poderão estar viradas em até 30 centímetros e também permitem a aplicação de efeitos. O cavalo pode estar deslocado em até 45 centímetros.
· Nas saias jeans as lavagens também são agressivas e com tons constrastantes. Estarão em alta os apliques com rendas, bordados escuros e dourados . As pregas são discretas e foram deslocadas para a lateral.
· O balonê está de volta, porém começa mais para baixo, a 15 ou 20 centímetros dos cós. Para quem tem nos armários as famosas saias secretárias, preparem-se, elas estarão de volta.
As peças da parte de cima recebem efeitos de matelacê - com riqueza de detalhes, principalmente nas costas. Os decotes dos coletes estão superprofundos, enquanto os tops simulam espartilhos. As jaquetas recebem detalhes românticos, em veludo ou bordado, por exemplo, e misturam o estilo militar com o estilo vitoriano. A manga está mais larga e a peça recebe efeito de franzido ao longo do corpo, além do efeito de amarração.

Malharia Retilínea Feminina será recheada de pontos rendados e pedrarias, dando continuidade à tendência do verão. Casacos, casaquinhos, tweeds, xales, “falsos xales” e a grande vedete - os maxi cardigans - aparecerão em todas as coleções. As malhas ganharão muito abotoamento em modelos, cores e tamanhos diversos. Outra característica forte nas peças ficará por conta das aplicações e amarrações em fitas de cetim.
· Uma tendência muito forte para o romantismo que entra em mescla com o militar.
· Muito dourado em tons variados, peles coloridas, cristal, veludo preto e seda pura são os hits da estação.
· As peças com aspecto artesanal estarão em alta com muita renda filó fina.
· As peças indispensáveis no armário serão as blusas em malha amassada e o famoso bolerinho, já usado em outras épocas.
· Nos tecidos, muita leveza com o voal, malha gase, tecidos enrugados, além de uma mistura entre o veludo e o tule. Nos detalhes, letras góticas, asas, os anjos e as coroas, juntamente com os botões militares.
Acessórios
· Para os acessórios, muitas aplicações em metal e misturas de materiais estarão presentes na próxima estação.
· Nos sapatos, cabedais menores – mostrando o início dos dedos – e trabalhados com apliques diversos.
· Também terão bicos redondos, finos e quadrados, com destaque para os saltos bem altos, com fivelas.
· O grande destaque fica por conta da combinação dourado e níquel (ouro velho), além das fitas de cetim, gorgorão e cordas coloridas.
· Detalhes em metal (correntes, tachas) estarão presentes nas bolsas, além de ferragens e pingentes nas alças.
· Uma tendência que virá muito forte são as bolsas com alça de mão e a opcional transpassada.
· Já os cintos se apresentarão de todos os tamanhos e com aplicações diversas – com flores nos detalhes.
· As bijouterias terão objetos pendurados. Colares compridos, misturando peças pretas, pérolas e cetim estarão muito presentes. Broches e alfinetes com misturas de materiais, continuam em alta.
· “Neste inverno mais do que nunca, a moda é uma questão de estilo”,.

Preview 2007

O branco, tanto o ótico como o leitoso, será a cor da estação.
O marfim também será um destaque.
A clássica combinação preto e branco estará em alta, assim como o preto absoluto.
O dourado estará na moda em todos os tons (desde o esbranquiçado até o bronze).
O marrom sai do inverno e invade o verão, claro, que com menos força do que na estação fria.
Os tons pastéis estarão mais esbranquiçados e haverá a explosão do azul marinho.
O vermelho aparece em vários tons, o amarelo será mostarda, o verde vem mais vivo, nos tons jadi e esmeralda. As cores lilás, uva, roxo e laranja também serão tendência, assim como o violine (mistura de rosa com lilás). O pink volta devido à influência dos anos 80.
Nos tecidos, o linho retorna, desde o mais leve ao mais pesado, nas cores areiadas (o cru, o bege). As influência serão diversas: retrô, anos 80, dadaísmo, japonesa, romântica (com tecidos vaporosos). O cinto será o complemento chave no verão.

Nenhum comentário: