segunda-feira, janeiro 09, 2006

Rainha Vitória e a Moda.


Você sabia que a cor branca do vestido de noiva só foi popularizada no século XVII, na Inglaterra, através da Rainha Vitória em sua união com o primo, o príncipe Albert. Um fato curioso deste casamento foi que a noiva que pediu o noivo em casamento, pois naquela época não era permitido fazer um pedido desses a uma rainha, então, ela não teve outra alternativa, a não ser pedir o príncipe em casamento.
Foi o casamento da Rainha Vitória, um casamento por amor no século XIX, que deu lugar ao romantismo.
E esta moda da cor branca no vestido de noiva lançada por ela permanece até os dias atuais. Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia; a cor mais usada era o vermelho. O vestido branco acabou sendo o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza.
Na Grécia e em Roma, existem relatos de que as pessoas usavam roupas brancas em celebrações importantes, como o nascimento e o casamento.
  • Traje de Luto - No século XIX, seguiam-se regras severas para o traje de luto. Para parentes próximos, usava-se o preto durante meses ou até anos. Para parentes distantes, as roupas possuíam detalhes em preto. Quando o príncipe Alberto morreu, em 1861, a rainha VITÓRIA enlutou-se e ajudou a promover uma grande voga de roupas pretas, particularmente de crepe. Toucas, chapéus, casacos, vestidos, meias finas, véus, mantos, luvas e blusas eram encontrados em musselina de crepe, gaze, algodão e lã. Usava-se bijuteria de AZEVICHE. As roupas de luto foram gradativamente caindo em desuso: o preto deu lugar ao roxo, depois ao lavanda e branco para o verão. No final do século XIX, a moda de trajes de luto praticamente desapareceu.

Nenhum comentário: